PROJETOS
PROJETOS ACRA
ENDURANCE BRASIL 2022
PROJETO TIME ACRA – ENDURANCE – n° 71000.062937/2021-50
Lei Federal de Incentivo ao Esporte
7ª e 8ª ETAPA – Interlagos/SP
15/12 a 17/11/2022
Piloto 1: Sarin Carlesso
Piloto 2: Robbi Perez
Piloto 3: Cesar Ramos
Resultados:
Treino classificatório G1 – 3º Lugar
Treino classificatório G2 – 3º Lugar
Corrida 1 – 2º Lugar
Na semana de 17 de dezembro de 2022 foi realizada a etapa final do campeonato Endurance Brasil no autódromo de Interlagos, em São Paulo, em um evento com duas corridas e a definição dos campeões do ano.
A JLM Racing, com o carro 28, chegou como candidata ao título e veio forte para a disputa, contando mais uma vez com o respeitado piloto de Stock Car Cesar Ramos ao lado de Sarin Carlesso e Robbi Perez, que realizaram todas as provas do ano no carro.
Os Treinos
No primeiro dia de atividades o AJR 28 participou do treino extra oficial com o objetivo de validar modificações no carro e dar experiência aos pilotos na pista de Interlagos, sem um foco em performance, com a equipe terminando o dia na décima colocação. No dia seguinte, já com treinos oficiais, o carro 28 finalizou o primeiro treino na terceira colocação, tendo os pilotos exibido uma ótima performance nas simulações em ritmo de corrida. No segundo e último treino do dia, a equipe então buscou explorar o potencial de performance do carro para a classificação e, com isso, completou o treino a apenas meio segundo do melhor tempo do dia, fechando mais uma vez na terceira colocação.
A Corrida
A primeira corrida teve duração de 3 horas, com a equipe JLM Racing dominando grande parte da prova com seus dois carros. Na primeira metade de prova, o carro 28 assumiu a liderança já no início com o piloto Cesar Ramos, que logo abriu larga vantagem sobre os demais concorrentes. Quando Robbi Perez entrou no carro o piloto perdeu a vantagem construída por Ramos e também a liderança para seu companheiro de equipe, já Sarin ao assumir o carro manteve a segunda colocação e distanciou-se do terceiro colocado, mantendo-se em boas condições de luta pela vitória para a parte final da corrida.
Com uma segunda colocação e certa proximidade do líder, o carro 28 ganhou nova vida com a entrada novamente do piloto Cesar Ramos para a parte final da corrida, que tão logo entrou carro passou a se aproximar do líder da prova, porém a chegada da chuva e um forte acidente acabaram por encerrar a corrida antes do tempo final, não tendo o carro 28 a oportunidade de brigar pela vitória com seu companheiro de equipe, mas terminando em um ótimo segundo lugar, o que manteve a equipe em ótimas condições na disputa pelo título.
A segunda corrida teve duração normal de 4 horas e grande expectativa em volta da briga pelo campeonato. Novamente a responsabilidade pelo início da corrida ficou com Cesar Ramos, com a expectativa de repetir a estratégia do dia anterior e pular para a liderança imprimindo um ritmo forte de corrida, porém desde o início o piloto reportou perda de desempenho por parte do motor, o que o impossibilitou de disputar pela liderança. Infelizmente o problema piorou e o carro 28 teve de abandonar a prova antes das primeiras paradas obrigatórias, encerrando ali a disputa pelo título e a temporada 2022.
6ª ETAPA – Santa Cruz do Sul/RS
24/11 a 26/11/2022
Piloto 1: Sarin Carlesso
Piloto 2: Robbi Perez
Piloto 3: Cesar Ramos
Resultados:
Treino classificatório G1 – Desqualificado
Treino classificatório G2 – Desqualificado
Corrida 1 – 7º Lugar
Realizada nos dias 24, 25 e 26 de novembro, a etapa foi marcada por desafios trazidos pelo novo traçado e asfalto aplicado na pista do interior gaúcho. Em função do forte calor presente durante os treinos nos dois primeiros dias e um novo composto utilizado no recapeamento da pista, o asfalto se mostrou propenso a soltar detritos quando utilizado em horas de muito sol e calor, o que alterou completamente o cronograma das atividades de pista planejadas, encurtando em muito o tempo de treinos e aumentando ainda mais o desafio das equipes na preparação dos carros e treinamento dos pilotos.
Na pilotagem, ao lado de Sarin Carlesso e Robbi Perez esteve presente o respeitado piloto de Stock Car Cesar Ramos, que se juntou ao time com o fim aumentar ainda mais o nível de competitividade da dupla que faz toda a temporada a bordo do carro 28. Ramos, além de trabalhar a performance do carro, atuou junto dos pilotos com informações extremamente valiosas para a evolução deles, compartilhando a sua grande experiência no automobilismo como piloto profissional.
Os Treinos
No primeiro dia de atividades com uma tarde de pista livre e a descoberta dos problemas com o novo traçado, os pilotos tiveram de lidar pela primeira vez com as condições adversas, posicionando o carro 28 entre os 6 mais rápidos com um tempo próximo dos líderes, em um dia em que a equipe decidiu poupar o equipamento em função das condições precárias do asfalto.
No segundo dia, após a organização do campeonato montar um esquema de limpeza contínua da pista e atividades em horários de menor calor, a equipe JLM Racing pôde começar a explorar mais o potencial do carro e compreender melhor as condições do novo traçado. No primeiro treino oficial o AJR 28 se aproveitou do momento de melhores condições de pista e marcou um tempo que se estabeleceu como a melhor marca de todo o dia, finalizando o primeiro treino livre em primeiro lugar com larga margem sobre o segundo colocado. No segundo treino oficial a equipe optou por treinar seus pilotos para o ritmo de corrida, dando mais tempo para os pilotos Carlesso e Perez se aclimatarem melhor com a nova pista e os ajustes feitos no carro durante o treino anterior; o carro ficou na oitava posição com um tempo ainda próximo dos líderes.
Ainda no segundo dia, houve o treino classificatório em que a equipe tinha grande expectativa devido ao ótimo tempo marcado no primeiro treino livre, porém um estouro de pneu na primeira volta rápida com Perez ao volante causou uma batida e impossibilitou o carro de participar da classificação, deixando-o na última posição do grid de largada.
A equipe JLM Racing fez um ótimo trabalho no conserto das avarias para deixar o carro em perfeitas condições de participar da corrida logo cedo no dia seguinte, mesmo que para isso tenha tido pouquíssimas horas de sono.
A Corrida
Na corrida os desafios do carro 28 iniciaram logo na abertura de pista quando um problema de motor impediu o carro de alinhar no grid de largada e o mesmo teve de largar dos boxes na última colocação.
Sarin Carlesso largou com o carro e fez um ótimo início de prova, mantendo-se longe de problemas nas muitas ultrapassagens realizadas e entregando o carro para seu companheiro na sétima colocação, estabelecendo-se como um dos pilotos mais rápidos da pista na primeira parte da corrida. Infelizmente, em sua primeira parada obrigatória para abastecimento e troca de pneus e pilotos o carro 28 sofreu uma dura punição por um erro técnico, tendo de cumprir 5 minutos parado nos boxes antes de voltar para a pista, o que colocou o carro 4 voltas atrás dos líderes e efetivamente tirou os pilotos da disputa pelas primeiras posições.
Mesmo com a desvantagem Cesar Ramos deu show em seu turno no comando do AJR 28 e marcou a volta mais rápida da corrida, que também foi a volta mais rápida de todo o final de semana. Após sua condução no período intermediário de corrida, Ramos entregou o carro entre os 10 primeiros colocados e quinto em sua categoria. Robbi Perez conduziu o carro no stint final de prova sem problemas, conquistando um ótimo resultado frente às adversidades. O AJR 28 terminou a prova na sétima colocação e quarto em sua categoria, esforço que foi extremamente importante para manter o carro na disputa do título da categoria nacional, permanecendo como um dos principais candidatos ainda em condições de conquistar o campeonato.