PROJETOS

PROJETOS ACRA

PORSCHE CUP 2023

PROJETO TIME ACRA – PORSCHE CUP – n° 71000.063055/2021-10
Lei Federal de Incentivo ao Esporte

3ª ETAPA  – Interlagos/SP
16/11 a 18/11/2023

Piloto do projeto: Átila Abreu

Piloto convidado 1: Leonardo Sanchez

Piloto convidado 2: Vitor Meira

Resultados:

Treino Livre 1 = 10º Lugar / 2º Lugar Rookie

Treino Livre 2 = 19º Lugar Geral / 5º Lugar Rookie

Classificatório = 21º Lugar Geral / 3º Lugar Rookie

Corrida: Não completou.

Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series

Por ser uma corrida mais longa, 500km, o ex-piloto de Fórmula Indy Vitor Meira foi convidado para fortalecer o time e brigar pela vitória na etapa. Atila Abreu trouxe um reforço de respeito para a decisão do campeonato da Porsche Endurance Challenge. A tripulação do carro #15, que chegou à 3ª etapa em quarto na classe Carrera Rookie, teve o brasiliense Vitor Meira, de 46 anos, como o terceiro elemento na prova de 500 km no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

Vitor Meira fez carreira no automobilismo americano. Disputou 12 temporadas na Fórmula Indy, onde foi quinto colocado na temporada 2006 e teve como melhor resultado nas 500 Milhas de Indianápolis (uma das princiais provas do automovilismo mundial) dois segundos lugares em 2005 e 2008. No Brasil, disputou algumas provas na Stock Car e foi campeão do extinto Brasileiro de Marcas em 2015 pela equipe JLM Racing. Vale lembrar que o regulamento da Endurance Challenge prevê o descarte do pior resultado ao final do campeonato (aqui valem segmentos e resultados finais de provas). Ou seja: de seis resultados possíveis, cinco serão válidos para a definição dos campeões do campeonato de provas de longa duração da Porsche Cup Brasil em 2023.

“Temos chance de conquistar o título mas não depende só de nós, pois os nossos concorrentes tiveram bons resultados. Mas

essa corrida vale mais pontos e tem a questão do descarte de segmento. Nosso objetivo com esse trio é ganhar a corrida e espero que isso nos dê o título. Vamos controlar o que está no nosso alcance e tratar de vencer a corrida. Já corri com o Vitor em provas de kart antes, é um atleta e um piloto muito competente” disse Atila.

Pelo fato de o Vitor estar a algum tempo sem andar nos carros da Porsche o primeiro treino livre teve foco em sua readaptação com a pista e carro, com Atila fazendo um volta referência para balizar os tempos do carro número #15. No segundo treino, já mais familiarizado com o circuito, buscaram melhorar o ajuste do carro, havendo também um simulado do treino classificatório.

O Evento

Os 500km da Porsche Cup, realizado no Autódromo de Interlagos em São Paulo, ocorreu nos dias 16, 17 e 18/11/2023 e marcou a 3ª etapa da Porsche Endurance Series e o encerramento do campeonato. O clima estava bem estável porém com temperaturas altas o que gera um maior desgaste do equipamento e deixa a pista mais escorregadia.

O desafio do time liderado pelo Átila Abreu era achar um equilíbrio do carro que poupasse o equipamento, para aguentar toda a corrida mas ao mesmo tempo tivesse performance para brigar pela vitória na categoria Rookie, pois com a vitória e uma combinação de resultados dos concorrentes poderiam sair como campeões da categoria.

Os Treinos

O primeiro treino livre foi utilizado pelo piloto Vitor Meira para se adaptar ao circuito e ao carro, já que o mesmo se encontraba a algum tempo sem correr nesses carros. Nesse mesmo treino o piloto Atila Abreu deu algumas voltas para testar o carro e definir um tempo referência ao time.

A tomada de tempo é formada por 1 treino de 50 minutos, sendo obrigado 2 pilotos (o de maior e o de menor BOP de cada carro) devem registrar tempos.

Para definir o grid de largada é tirada a média das melhores voltas de cada piloto. O time liderado pelo Átila Abreu pode fazer tempos bem competitivos em cada sessão, o que garantiu o 3º segundo lugar na categoria Rookie, os colocando numa posição muito boa para a corrida.

A Corrida

A decisão do título Endurance da Porsche Cup Brasil veio de forma dramática nos 500km de Interlagos. Em uma prova movimentada do início ao fim. A estratégia do carro 15 foi largar apostando que na entrada de um safety car, mesmo a pista oferecendo uma ótima infraestrutura e amplas áreas de escape. O time fez voltas muito competitivas. Mas, quando o carro saiu do box foi constatado que o rádio do piloto não estava funcionando, dificultando muito a comunicação entre piloto e equipe que passou a ser feita através de placas na reta dos boxes, placas estas que são de difícil visualização de dentro do carro. Na 3ª volta o pneu traseiro direito furou, obrigando o time a fazer uma parada extra e complicando a situação do carro na corrida.

No final do stint, o carro deveria ter parado no fechamento da janela que se dava na volta 35, porém pelo não funcionamento do rádio acabou parando uma volta depois, tomando uma punição por parar fora da janela. No 3º Stint tiveram tempos competitivos e diminuiram a diferença para os concorrentes.

No 4ª Stint, o carro acabou se envolvendo num toque com outro adversário na 6ª volta, o que danificou o radiador do carro. Esse dano passou a aumentar a temperatura do motor, que 10 voltas depois acabou quebrando por excesso de temperatura, acabando com o abandono da prova por parte do time do carro 15.

2ª ETAPA – Termas de Rio Hondo/ARGENTINA
08/09 a 10/09/2023

Piloto do projeto: Átila Abreu

Piloto convidado: Leonardo Sanchez

Resultados:

Treino Livre 1 = 24º Lugar / 6º Lugar Rookie

Treino Livre 2 = 18º Lugar Geral / 3º Lugar Rookie

Classificatório = 19º Lugar Geral / 2º Lugar Rookie

Corrida = 11º Lugar Geral / 1º Lugar Rookie

Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series

Átila Abreu foi para a Argentina focado em vencer a segunda etapa da Porsche Endurance Challenge para voltar à briga pelo campeonato. Após abandonar a abertura da temporada, a busca por bons pontos em Termas de Río Hondo é necessária para manter a possibilidade do quarto título.

Na última passagem da dupla pelo traçado argentino de 4.806m, na temporada de 2022, os pilotos foram ao pódio na classe Rookie após prova de recuperação que terminou com uma escalada de 12 posições ao longo dos 300km da bateria. Pensando nisso, a dupla espera que o entrosamento e a prova longa sejam um fator determinante para equilibrar o jogo com os competidores que aceleraram pela prova de sprint da categoria na semana passada na mesma pista.

“Partimos para a Argentina com o objetivo de vencer na nossa categoria”, comentou Átila. “Ano passado andamos bem na pista e precisamos dessa vitória. O campeonato começou difícil para nós, abandonamos a primeira etapa do ano em Interlagos, então precisamos vencer para voltar para a briga. Teremos pouco tempo de treino na pista, os pilotos que andaram no último final de semana levarão um pouco de vantagem. Mas, é uma prova longa e em duplas, teremos muitas alternativas para explorar e sair de Termas de Río Hondo com um bom resultado”.

Pelo fato de não ser uma pista conhecida, o primeiro treino foi utilizado para fazer um reconhecimento do traçado e condições do asfalto com o objetivo de colher informações do carro. No segundo treino, já mais familiarizado com o circuito, buscamos melhorar os tempos de volta e ajustar o acerto do carro visando o treino classificatório.

O Evento

Os 300km de Termas de Rio Hondo, na Argentina, realizada nos dia 08, 09 e 10/09/2023 marcou a 2ª etapa da Porsche Endurance Series. O clima estava bem estável porém com temperaturas baixas o que gera uma melhor performance aos carros. O de Átlia Abreu era melhorar a performance e brigar pela vitória na categoria Rookie, a fim de subir na tabela de pontos.

Os Treinos

O primeiro treino livre foi utilizado pela dupla liderada por Atilia Abreu para se adaptar ao circuito, colher informações e testar alguns ajustes do carro. O segundo treino livre foi utilizado pelo piloto Átila Abreu para desenvolver e validar ajustes do carro visando o treino classificatório.

A Tomada de tempo é formada por 2 treinos de 10 minutos, sendo obrigado cada piloto a andar em uma sessão. Para definir o grid de largada é tirada a média das melhores voltas de cada piloto.

Com 50 minutos disponíveis para poder conseguir o melhor tempo entre todas as duplas, a sessão começou devagar, com os pilotos estudando a pista, deixando ela esfriar um pouco para ir em busca do melhor tempo. Porém, foi apenas com 15 minutos que a maior parte dos carros realmente começaram a ir em busca das voltas rápidas.

Atila e seu companheiro puderam fazer tempos bem competitivos em cada sessão, o que garantiu o 2º segundo lugar na categoría Rookie, os colocando numa posição muito boa para a corrida.

“Foi uma tomada de tempo onde eu testei alguns setups diferentes e achávamos alguma melhora. O segundo na classe é bom, mas o primeiro ficou afastado. A corrida é longa, temos que estar bem para a corrida e preservar bem o carro, trabalharemos na estratégia para conseguir somar bons pontos e brigar pela vitória. Foi um dia bom e vamos nos preparar para ter um dia ótimo amanhã”, disse Abreu.

A Corrida

Prova de 300km, segunda de resistência da temporada, contou com dois safety cars, quatro paradas obrigatórias e inúmeras disputas pela liderança. Equipe se beneficiou da estratégia para avançar no pelotão e brigar pelo top 10 geral da prova. Partindo da 19ª posição geral e em segundo entre os carros credenciados para a classe Rookie, q estratégia de largada foi começar com o piloto Atila Abreu, apostando que não haveria a entrada de safety car já que a pista oferece uma ótima infraestrutura e amplas áreas de escape.

Assim como planejado, Atila conseguiu imprimir um ritmo muito bom, entregando o carro entre os 7 primeiros da classificação geral. A estratégia da corrida era esticar ao máximo os stints e parar sempre nas voltas finais de cada janela de paradas obrigatórias. Mais adaptado ao técnico traçado de Termas de Río Hondo, a dupla controlou bem o ritmo com voltas muito sólidas e consistentes sem cometer nenhum erro, em condições de brigar entre os 5 primeiros na geral e assumindo a liderança na categoria Rookie. A dupla administrou a vantagem construída até o momento e conduziu o carro até a bandeirada final onde terminou em 11º na classificação geral e a vitória na classe Rookie, sendo este o melhor resultado da dulpa na competição. Com o resultado ficaram menos de 30 pontos da liderança antes da última prova e Atila Abreu se colocou como candidato ao título das corridas longas mais uma vez.

“Foi uma vitória muito legal, tivemos um pouco de dificuldade com o carro ao longo dos treinos”, comentou Atila. “Fizemos uma estratégia onde eu larguei e consegui ganhar boas posições. O safety car não ajudou, mas conseguimos uma corrida limpa e isso foi importante. A vitória traz um ânimo importante para a briga pelo campeonato, comemoramos a primeira vitória e embolou um pouco mais a tabela. Animado para a sequência da temporada em Interlagos”.

1ª ETAPA  – Interlagos/SP
11/05 a 13/05/2023

Piloto do projeto: Átila Abreu

Piloto convidado: Leonardo Sanchez

Resultados:

Treino Livre 1 = 21º Lugar / 4º Lugar Rookie

Treino Livre 2 = 12º Lugar Geral / 4º Lugar Rookie

Classificatório = 20º Lugar Geral / 2º Lugar Rookie

Corrida: Não completou

Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series
Porsche Cup 2023 - Endurance Series

Os 300km de Interlagos marcaram a 1ª Etapa da Porsche Endurance Series, realizada nos dias 11, 12 e 13/05/2023 no Autódromo de Interlagos em São Paulo. A corrida é realizada em duplas, sendo obrigatórias 3 paradas nos boxes onde cada piloto é obrigado a andar 2 períodos (stints) de cada corrida. A equipe é liderada pelo piloto Átila Abreu, a bordo do Porsche número 15. Átila Abreu disputa a classe Carrera Rookie, com o Porsche 911 GT3 Cup modelo 992 e acumula três títulos em categorias de Endurance, sendo dois triunfos na Porsche Cup e um na Endurance Brasil. Em 2019, venceu a classe principal e Sport, do que hoje é a Sprint Challenge, no ano seguinte venceram na classe Sport da Porsche Cup.

“Muito animado em voltar para a Porsche, um evento muito bacana. Acho que desta vez será com sol, não na chuva que pegamos a última vez. Estou confiante, o Léo está andando muito bem, subimos no pódio da Endurance Brasil no último fim de semana. Espero que a gente consiga nosso objetivo que é disputar o título, a Porsche Cup está cada vez mais disputada e assim que é legal. Será importante ter consistência, pontuar e estar no pódio”, comentou Átila.

Os Treinos

O primeiro treino livre foi utilizado para coletar informações sobre o carro e para os pilotos se adaptarem com o circuito, sem foco na performance. O segundo treino livre, já foi utilizado para evoluir a performance do carro, validar alguns ajustes de equilíbrio e onde os pilotos puderam simular o treino classificatório.

A tomada de tempo é formada por 2 treinos de 10 minutos, sendo obrigado cada piloto a andar em uma sessão. Para definir o grid de largada é tirada a média das melhores voltas de cada piloto. A dupla liderada pelo Atila Abreu foi a primeira a largar e cravou o segundo tempo em seu grupo, atrás apenas do adversário do carro #0. Depois Atila assumiu o carro e assim como o parceiro também fechou sua sessão em segundo lugar, atrás apenas do convidado do carro #0. Assim a dupla assegurou o segundo lugar na classe Carrera Rookie e o vigésimo no geral.

A performance comprovou o aprendizado so treinos livres, com tempos muito semelhantes aos anteriores. “Fiquei contente com o trabalho, foi muito bom” comentou Átila. “Nosso grupo ficou bem equilibrado, tirando o Sylvio e o Collet, que ambos viraram muito rápido. É uma corrida longa, sabia que a tomada seria mais complicada para nós. Fiquei satisfeito, com o novo regulamento temos quatro corridas de sprint dentro de uma mesma prova, então vamos pensar na estratégia do que podemos fazer, ainda mais pelo carro #0 estar largando bem mais na frente”.

A Corrida

A Porsche Cup entregou uma prova movimentada em São Paulo. Os 300km de Interlagos, primeira prova Endurance da temporada 2023, entregaram belas disputas do começo ao fim. A dupla lidearada pelo Atila Abreu realizou uma ótima largada, ganhando posições e mantendo um ritmo muito bom durante a prova. Na volta 17, tivemos a abertura da primeira janela obrigatória de box. Essa é uma das novidades da Porsche Endurance em 2023. Nas voltas 17, 34 e 52 começa uma regressiva de 8 minutos para que os pilotos entrem nos boxes, com paradas de 6 minutos cada.

Ao fim de seu stint na volta em que iria entrar nos boxes, na expectativa de diminuir a diferença para o líder, o mesmo acabou errando a freada da reta oposta e perdeu o controle do carro na saída da curva, rodando e colidindo com a barreira de pneus, forçando o abandono da prova ainda na volta 17 das 70 previstas.

Associação Acra
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support